Sexta-feira, 8 de Fevereiro de 2008

A verdade acerca das Objectivas

Para quem usa como ferramenta de fotografia uma DSLR, é muito importante estar bem informado sobre o tipo de objectivas existentes, e o que diferencia as melhores objectivas das piores, pois este tipo de equipamento é tão ou mais decisivo de sucesso na fotografia, como o corpo de um DSLR.

Existem duas grandes categorias de objectivas, as objectivas angulares, e as teleobjectivas. Dentro da primeira categoria temos as seguintes objectivas:
  • Super grande angular ou fish-eye: esta é a objectiva com o campo focal mais curto que se conhece, isto é, 7,5mm, abarcando um campo visual de 180º, sendo assim uma objectiva hemisférica. É uma objectiva muito pouco comum na fotografia, sendo apenas utilizada em casos particulares, para tirar fotografias cujo objectivo seja incluir muitos elementos na composição, aumentando exageradamente a perspectiva, sendo também útil para fotografar espaços muito pequenos e reduzidos.

    Super Grande Angular
    Fotografia por Jillbeninato

  • Grande Angular: esta objectiva, à semelhança da super grande angular, tem distâncias focais reduzidas, o que permite aumentar o campo visual da fotografia, assim como o ângulo de visão. Assim, do mesmo modo que a objectiva anteriormente explicada, tem como objectivo acentuar a perspectiva de um assunto, podendo fotógrafos mais experientes criar dinâmicas e atractivas perspectivas.

    Tendo estas objectivas distâncias focais ligeiramente superiores às das objectivas fish-eye, estas têm um ângulo de visão mais reduzido, e consequentemente o seu efeito não parece tão forçado, sendo estas grande parte das escolhas dos fotógrafos para fotografia paisagística, arquitectónica, entre outros...

    Grande angular
    Fotografia por Leandro Morais
Relativamente à segunda categoria:
  • Objectiva "Standard": esta objectiva tem distâncias focais situadas entre os 40mm e os 58mm. Na prática, para que uma objectiva seja considerada "standard", ou "normal" tem de representar os objectos da composição nas proporções aproximadas da representação do olho humano.

    Objectiva Standart
    Fotografia por Camilla E.
  • Teleobjectiva: esta objectiva tal como o nome indica, tem como objectivo ampliar a imagem, pelo que este efeito de ampliação é análogo ao efeito de ampliação de uns binóculos. Todas as objectivas com distância focal maior que 58mm (valor que pode variar, como é óbvio) podem ser consideradas teleobjectivas.

    Teleobjectiva
    Teleobjectiva
    Fotografia por Paul Linton
Relativamente à particularidade de cada objectiva, ou a que categoria esta pertence, uma objectiva é tanto melhor quanto maior for a sua abertura máxima, pois assim, para além de esta permitir velocidades de obturação mais rápidas, permite fotografar com maior qualidade em condições de pior luminosidade, e ainda criar quando for preciso muito pouca profundidade de campo devido à sua abertura máxima.
Outras funcionalidades, tal como a focagem ultrasónica, estabilizador de imagem, focagem manual permanente, focagem interna, ou inclusão de outro tipo de equipamentos como pára-sol ou filtros, entre outros também determinam a qualidade de uma objectiva.
Sinto-me:
Música: Bullet with butterfly wings - Smashing Pumpkins
Publicado por Valter Nepomuceno às 22:18
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos
2 comentários:
De Pedro a 18 de Fevereiro de 2008 às 14:48
Muito fixe, a tua explicação. Ando a ver se compro uma máquina fotográfica "a sério", mas a questão das lentes tem sido o factor problemática.
De Valter Nepomuceno a 18 de Fevereiro de 2008 às 16:39
Acho que fazes bem em iniciar-te "à séria" no mundo da fotografia, e espero que o artigo te tenha elucidado relativamente às objectivas.

Qualquer que tenhas, podes colocá-la, que no que te puder ajudar, assim farei.

Comentar post

Pesquisar neste blog

 

Sobre o Autor

Valter Nepomuceno, vive em Santa Cruz e Lisboa, está a tirar Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores no IST.

Desde sempre, um entusiasta da Fotografia, Música, Cinema e Artes. Tem como equipamento:

- Canon EOS 350D (corpo)
- EF-S 18-55mm f/3.5-5.6
- Tripé 1,50m

Se tens um blog no Sapo, podes adiciona-me como amigo!

Maio 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
27
28
29
30
31

Arquivos

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Tags

todas as tags

Posts recentes

Capela dos Ossos - Évora

Zen I

I'm ALIVE, muahahaha

Sessão de Auto-Retratos

Santa Cruz III

Joaninha Macro

Feliz Dia dos Namorados

A verdade acerca das Obje...

Santa Cruz II

Santa Cruz I

Links

Subscrever feeds